top of page

Artesanato para vender #4 | MDF

Conheça mais uma modalidade de artesanato que serve muito bem para garantir uma boa renda no final do mês! O artesanato em MDF está crescendo bastante e há um universo de possibilidades. Confira no post!


O que é MDF?


MDF é uma sigla em inglês que significa “Medium density fiberboardou “Placa de fibra de média densidade”. É um material derivado da madeira muito utilizado em móveis que serve como substituto com melhor custo benefício, pois é mais barato e possui um padrão uniforme, plano e denso; além disso, é muito fácil de trabalhar (por isso que o artesanato em MDF se popularizou). Deriva-se principalmente da madeira pinus. As espessuras das chapas podem variar de 3mm (ou até menos) até 60mm (essas grossas são usadas em arquitetura, na fabricação de móveis). As mais finas são bastante utilizadas em artesanato e o ideal são as chapas de MDF cru, ou seja, as que são vendidas sem qualquer tipo de revestimento.




Manuseio do MDF

É extremamente importante usar máscara durante o corte desse material, pois durante esse processo, uma enorme quantidade de poeira é liberada no ar. O ideal é cortá-lo em uma máquina a laser. Hoje em dia há diversas empresas que cortam MDF por encomenda. Também encontramos peças já cortadas e prontas para serem decoradas. Há um universo de possibilidades.


Artesanato em MDF


Baseia-se na decoração de peças prontas em mdf cru, dando outra vida à peça. Essa decoração pode ser feita pintando-se diretamente a madeira, revestindo-a com tecidos e laços, colando recortes em papel e enfeites. Podemos perceber que ele pode ser associado ao Scrapbook, à arte da pintura, à Cartonagem e à muitas outras técnicas. Reunimos várias peças que podem servir de inspirações para quem deseja adentrar nesse ramo do artesanato. Veja a seguir:


Gostou dessas imagens? Elas foram retiradas do seguinte link; Pinterest (mdf) encontre essas e outras inspirações por lá!




Apliques em MDF


Uma outra forma de usar o MDF no seu artesanato sem que ele seja sua principal matéria prima é utilizando-o como apliques que irão enriquecer seu trabalho. Veja:



Essas aplicações são peças em MDF pequenas que podem agregar valor ao seu trabalho de cartonagem, por exemplo. Confira mais no link: Pinterest (apliques em MDF).


Luminárias em MDF


Vocês sabiam que a D'ellas Atelier também trabalha com artesanato em MDF? Nós vendemos luminárias 100% artesanais confeccionadas em MDF cortado no laser, pintadas com tinta esmalte branca e com luz de led. Conheça algumas:



Confira mais em: Luminárias em MDF


 

Vídeos tutoriais








Mais vídeos? Clica no link: Youtube (artesanato em MDF).


 

Gostaram? Comente aí embaixo!

Um forte abraço,



7.333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page