top of page

Coronavirus | Máscara de tecido é eficaz?

Com a pandemia mundial, muitos têm produzido, artesanalmente, máscaras de tecido. Mas, afinal, elas realmente protegem contra o vírus da Covid-19?


Todo mundo já deve saber que estamos vivendo uma pandemia de grandes proporções. Inclusive é para todos estarmos de quarentena nesse momento, para diminuir ao máximo a disseminação do vírus em nosso país. Porém, em meio ao surto começaram a surgir alguns anúncios relacionados à confecção de máscaras "cirúrgicas" de tecido, produzidas artesanalmente. Isso porque a histeria foi tão grande no começo da epidemia que os estoques foram se esgotando rapidamente. No último dia 15 de março saiu a seguinte notícia:


Ou seja, fica claro que o ministro orientou a população a usar máscara de tecido para que sobre as originais para quem realmente precisa. O fato é que as de tecido não têm comprovação acerca da eficácia, tal qual as descartáveis.

Sobre as pessoas que PRECISAM usar máscara, a OMS recomenda que somente pessoas com sintomas e profissionais de saúde em contato direto com doentes devem usá-las.

Mas porque as de tecidos não são eficazes quanto as da farmácia?

- Precisamos entender que o vírus é transmitido por gotículas e aerossóis quando o doente espirra, tosse ou conversa. A máscara impede que tais gotículas contendo o vírus atravessem para fora e se espalhem no ambiente, evitando a contaminação das pessoas e superfícies ao redor. Para funcionar como barreira a máscara deve ser como um filtro: passa ar, mas os buraquinhos devem ser tão pequenos que as gotículas não atravessam.

- A dúvida, portanto, é se a trama do tecido conseguiria filtrar corretamente. Ou seja, se os buraquinhos são pequenos o suficientes para impedir a passagem das gotículas. Não sabemos ainda se é ou se não é.

Com isso, se você for profissional da saúde ou tiver com sintomas suspeitos, use as máscaras apropriadas e não as de tecido. Já o resto da população pode usar as de tecido para evitar que esgote as outras para quem realmente precisa, como disse o ministro.

Confira a notícia clicando AQUI

Para ficar por dentro das últimas notícias sobre coronavírus e a COVID-19 acesse o site do Ministério da Saúde clicando AQUI


Quer aprender a fazer uma máscara de tecido? Transcrevi as dicas do Correio do Estado:

O recomendado é que se use tecido de tricoline, que é 100% e resistente, mas ao mesmo tempo é leve e permite que a pessoa respire sem sufocar. O tecido deve ser cortado de acordo com o modelo de máscara de proteção desejada. Lembre-se que ela deve cobrir boca e nariz. 
Outra recomendação é que a máscara seja dupla, ou seja, utilize duas camadas de tecido para aumentar a proteção. 
Faça o molde em um cartão ou qualquer superfície mais dura e utilize para riscar o tecido. Corte o tecido no formato, sempre deixando uma margem maior para fixar o elástico. 
Faça vincos no tecido, conforme modelo abaixo. Prenda o elástico nas laterias e costure. Não se esqueça de medir o cumprimento do elástico de forma que ele não aperte seu rosto, mas também não fique frouxo. 
Antes de utilizar, lave a máscara com sabão neutro. Recomendação é que o item seja utilizado por até duas horas e trocado após esse período.

Até a próxima!




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page